As belas igrejas de Sabará
Há algum tempo falamos aqui sobre as lindas igrejas de Ouro Preto e Mariana, dessa vez é hora de falarmos um pouco sobre as belas igrejas de Sabará.
Igrejas de Sabará
A cidade é um recanto mineiro bem pertinho de Belo Horizonte e conserva as belezas arquitetônicas interioranas. Fundada em 1707 ela não era reconhecida como cidade, era tida como freguesia, mas em 1838 ganhou seu espaço no mapa de Minas e hoje é muito respeitada por todos os mineiros.
Apesar de seu tempo de história, a cidade é muito urbanizada, mas por lá ainda é possível encontrar algumas áreas de arquitetura barroca preservadas, especialmente em seu centro.
Confira agora as principais e belas igrejas que contam a história dessa linda cidade:
Igreja de Nossa Senhora do Ó
A igreja mais famosa da cidade foi inaugurada em de 1717, e é uma das representantes mais ilustres do barroco mineiro. Sua arquitetura possui influência chinesa tanto em seu interior quanto na parte externa.
Quem a vê por fora avista uma estrutura pequena e simples, mas ao entrar na igreja se deparará com um interior ricamente decorado, a beleza da igreja chamou a atenção de importantes historiadores da arte, e por isso foi considerada um dos mais preciosos monumentos do Barroco brasileiro. Além disso, ela é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, juntamente com o Centro Histórico de Sabará e os conjuntos da Rua Direita.
Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Ela fica na parte baixa da cidade e é popularmente chamada de “Igreja Nova” ou “Grande”, e ganhou este apelido por substituir uma capela que havia na mesma localidade, pois mesmo sendo chamada de igreja nova, é uma das mais antigas do estado de Minas Gerais, entretanto, não se sabe ao certo a data de sua construção, mas alguns documentos apontam para o ano de 1718, também não se sabe o nome do arquiteto responsável pela obra, mas sua beleza notável encanta a todos que a visitam.
O prédio tem uma estrutura em formato de gaiola, feito em madeira com seus vãos preenchidos com adobe. A fachada e as paredes laterais e internas são em taipa. E assim como a igreja de Nossa Senhora do Ó, segue um modelo característico da primeira metade do século XVIII, tendo uma fachada simples e um interior bastante rico.
Igreja de Nossa Senhora do Carmo
A bela igreja em estilo barroco foi projetada pelo mestre Tiago Moreira, mas sua longa obra que se iniciou em 1763 e finalizou apenas em 1847 teve a participação de Aleijadinho e sua equipe que fizeram várias esculturas e talharam o portalda fachada da igreja.
Sua planta segue o modelo colonial, possui uma nave única com forro em gamela e uma capela-mor separada, e em sua lateral está a sacristia e um consistório. Sua fachada é padrão, com uma grande entrada centralizada decorada com relevos e duas janelas no nível superior.
Igreja de Nossa Senhora das Mercês
A obra de 1781 tem uma arquitetura simples, sem ornamentações internas, mas sua localização privilegiada garante a visitação de muitos fiéis e turistas.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário
A obra de 1713 foi e erguida pelos escravos em honra a sua santa padroeira, Nossa Senhora do Rosário. Embora conte parte importante da história de Minas a igreja não foi acabada devido a falta de recursos.
Igreja de São Francisco de Assis
A igreja nasceu como uma capela simples, fundada em 1761 e em 1772 iniciou-se a obra de uma igreja de grande porte.
Seu projeto foi bem elaborado, mais a falta de recursos para a construção da igreja fez com que sua obra fosse morosa e ainda hoje não está finalizada, por isso, sua decoração interna é simples e apenas o altar mor possui monumentos expressivos.
Além das belas igrejas, em Sabará há varias outras atrações turísticas que dão à cidade um charme especial que chama a atenção de todos os turistas. Se você ficou curioso em conhecer todas essas belezas de perto, venha com a Turismo Ouro Preto e visite essa linda e aconchegante cidade mineira.