Cinco dias e quatro noites visitando as principais cidades históricas de Minas Gerais, um roteiro repleto de história, tradições e muita cultura conhecendo as cidades de Congonhas, Ouro Preto, Mariana, São João Del Rey e a charmosa Tiradentes
>
– Transporte em carro ou van executiva.
– Transfer in / out: Confins / Ouro Preto / Confins
– City tour guiado em Ouro Preto, Mariana, Congonhas, São João Del Rey e Tiradentes.
– Despesas pessoais e refeições.
– Na época do inverno o uso de agasalhos, para combater o tempo frio das cidades e em época de calor, recomendamos o uso de protetor solar.
– Cabe lembrar que em Ouro Preto e suas cidades vizinhas, dadas as diferenças de altitude, frequentemente atingem baixas temperaturas durante todo o ano.
– O roteiro poderá ser alterado de acordo com as condições climáticas e/ou por motivos alheios a nossa vontade.
Chegada no Aeroporto de Confins traslado para a cidade de Ouro Preto, hospedagem na Pousada dos Ofícios. Sugere-se visita à feirinha de pedra sabão em frente à Igreja de São Francisco. Noite livre.
Após o café da manhã inicia-se o passeio por Ouro Preto, maior conjunto arquitetônico do barroco brasileiro. É uma das cidades mais importantes do Brasil Colonial, tombada como Patrimônio Cultural Mundial pela UNESCO.
Os destaques são as visitas a uma mina de ouro desativada, o Museu da Inconfidência, que funciona no imponente prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia e exibe um maravilhoso acervo de arte sacra e réplicas de Aleijadinho, além da sepultura dos Inconfidentes e supostas traves da forca de Tiradentes; a Casa dos Contos (casarão que serviu de prisão aos Inconfidentes e na antiga senzala apresenta uma impressionante exposição de instrumentos que serviam para torturar os escravos), a Igreja de São Francisco de Assis, que além de belíssima arquitetura, apresenta medalhão frontal desenhado por Aleijadinho e pinturas do mestre Athayde, e a Igreja do Pilar, a 2ª mais rica em ouro do Brasil.
Embarque na Pousada dos Ofícios entre 08:00 / 08:20 horas para o passeio de trem. Em seguida inicia-se o passeio por Mariana, a 12 km de Ouro Preto. Cidade mais antiga de Minas Gerais, sendo a primeira capital do Estado, que preserva relíquias arquitetônicas do tempo do ouro em seu centro histórico e onde residem e trabalham alguns dos mais expressivos artistas do estado, o que permite uma surpreendente descoberta de um desses ateliês de pinturas, esculturas ou entalhes durante a caminhada pelas ruas centrais da cidade. Destacam-se a Catedral Basílica da Sé, com seu órgão alemão de 1701 com 1039 tubos, e a Praça Minas Gerais, onde se encontram a Igreja de São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Carmo, além do Pelourinho e da Câmara Municipal. A tarde, retorno a Ouro Preto com visita a Mina da Passagem que entre as duas cidades.
Após o café da manhã, o grupo iniciará a viagem para São João Del Rei e Tiradentes, no caminho passamos por Congonhas, para conhecer o Conjunto dos Passos e Profetas na Basílica de Bom Jesus de Matosinhos.
Em São João Del Rei, Capital Brasileira da Cultura em 2007, o passeio pelo centro histórico revela solares, museus e igrejas belíssimos, com destaque para a memorável Igreja de São Francisco de Assis, com seu imponente jardim com palmeiras imperiais, sua fantástica portada esculpida em pedra sabão e o cemitério que abriga o túmulo da família de Tancredo Neves.
Em Tiradentes, cercada pela Serra de São José, pequena e encantadora cidade, a caminhada pelas ruelas com calçamento irregular de pedras revela um casario bem preservado, charmosos ateliês, artesanato variado, uma infinidade de hotéis e pousadas, bons restaurantes especializados na culinária mineira e um povo muito acolhedor, além de atrações muito interessantes como a Matriz de Santo Antônio, com uma exuberância impressionante de detalhes, e o Chafariz de São José, que cercado de lendas, é uma parada obrigatória para descanso. Após os passeios o grupo retornará a Ouro Preto. Noite livre.
Café da manhã e check-out. Às 8:30h traslado para o aeroporto, para embarque de retorno às cidades de origem.
Importante: Tanto a ordem quanto a disponibilidade dos passeios estão sujeitas a alteração sem prévio aviso, em função de variações climáticas ou operacionais.