Descubra o melhor da Culinária Mineira
Quem viaja quer conhecer lugares novos, agradáveis e também experimentar sabores com cheiros marcantes e cores vibrantes, certo? Se a resposta for positiva Minas Gerais é o melhor lugar! O Estado é conhecido por ser a casa da boa mesa, com pratos típicos carregados de muita tradição e afeto.
A culinária mineira é uma mistura da herança cultural de vários povos que ajudaram a formar o Estado, com destaque principal para os negros, portugueses e índios. Ao experimentar a comida local, com pratos extremamente saborosos e bastante apreciados, você vai conseguir entender um pouco mais da história e dos costumes do lugar.
O traço principal da gastronomia das montanhas é a simplicidade, com ingredientes que, à época, podiam ser conseguidos mais facilmente, como mandioca, feijão, milho, verduras, frango e porco. O angu mineiro é um exemplo memorável. O prato leva apenas fubá e água, e é servido com couve refogada e linguiça de porco frita.
Quem vier visitar Minas deve estar preparado para comer muita comida gostosa, principalmente porque os pratos são feitos com enorme carinho. Ainda hoje as receitas são passadas de geração para geração e carregadas de história. Com o propósito de se preservar ao máximo a tradição, algumas receitas foram registradas como “patrimônio cultural” de Minas Gerais para evitar descaracterizações. É o caso das receitas do pão de queijo e do queijo-minas, encontrados em quase todas as residências do Estado.
Culinária Mineira
Aprecie abaixo algumas das maravilhas de Minas Gerais:
Frango com quiabo
Um clássico mineiro! O quiabo veio da África pelos escravos, que traziam as sementes nos bolsos. É um prato fácil de fazer e barato, que seduz muita gente. Os mineiros atribuem a origem do prato à fusão das culturas indígenas, africanas e portuguesas. Mesmo simples, vale a pena caprichar, pois a recompensa é um prato “pra comer de joelhos”.
Tutu
É um dos pratos mais consumidos e saborosos dos mineiros. De origem africana, o tutu, tutu de feijão ou tutu à mineira nada mais é do que o feijão cozido, temperado, batido e misturado com farinha de milho ou de mandioca. Costuma ser servido em panelas de ferro e decorado com torresmo, bacon e ovos cozidos fatiados.
Feijão tropeiro
A origem da iguaria remete ao Brasil Colonial. Na época, o transporte de mercadorias entre São Paulo e Minas era feito por tropas a cavalo, e os tropeiros que guiavam os animais precisavam se alimentar de forma rápida e prática. Daí surgiu o feijão tropeiro. Pedida obrigatória para quem visita o Estado, o prato virou um verdadeiro clássico e é encontrado por todos os cantos. É acompanhado de arroz, couve e carne.
Pão de queijo
Ele é o campeão, o queridinho dos mineiros! A origem é incerta, mas há relatos de que a receita foi criada no século XVIII, quando as cozinheiras das fazendas de Minas utilizavam nas receitas de pães a farinha de mandioca ao invés da farinha de trigo. A ela misturavam os ovos e o leite, depois enrolavam e assavam a massa. Outra vertente afirma que a receita surgiu no período da escravidão, com a junção dos ovos e do leite, heranças dos portugueses, com a mandioca – até então considerada o pão dos índios nativos – e também o queijo. Uma dica: não adianta provar em outros lugares, igual ao pão de queijo de Minas Gerais não tem. E aí, servidos?
Minas tem vários pratos típicos, alguns bem próprios, outros compartilhados com outros estados. É impossível falar da história da culinária mineira sem ficar com água na boca! Já deu vontade de correr para a cozinha? Compartilhe quais são os seus pratos preferidos de Minas Gerais e quais você ainda quer experimentar. Caso tenha algum segredinho escreva nos comentários. Conte-nos, estamos esperando você!