Mestres de Minas – Milton Nascimento
Hoje a nossa série mestres de Minas traz uma figura que não nasceu em nossas terras, mas que ter vivido em nosso estado tem o coração de mineiro.
Milton Nascimento
Ele é um grande cantor e compositor, famoso por cantar as dores e amores dos corações de todos os Brasileiros e é referencia internacional da MPB, já sabe de quem estamos falando? Milton Nascimento! 🙂
Nascido em uma família humilde na comunidade da Tijuca no Rio de Janeiro, Milton foi adotado ainda criança por um casal para qual sua avó trabalhava, pois não tinha pai e sua mãe falecera enquanto ele ainda era muito jovem.
Desde a infância Milton teve seus dons artísticos revelados, incentivado por sua mãe adotiva, ganhou sua primeira sanfona quando tinha apenas 4 anos. A mãe adotiva de Milton Nascimento, Lília Silva Campos havia estudado com Vila Lobos e por gostar tanto de música transmitiu essa paixão a seu filho.
Nessa época, a família já havia se mudado para a cidade mineira de Três Pontas, onde Milton criou raízes e por isso se sente cidadão mineiro de coração.
Aos 13 anos começou sua carreira artística como crooner do conjunto Continental de Duilio Tiso Cougo, grupo musical de baile de Três Pontas. E em 1962 lançou sua primeira canção, chamada Barulho de Trem e em 1964 mudou-se para Belo Horizonte no intuito de estudar economia, mas foi nessa fase de sua vida que conheceu um grupo de amigos músicos que marcaram a história musical de Minas, o famoso Clube da Esquina.
Com o grupo compostos por Milton Nascimento e os irmãos Marilton, Lô, Márcio Borges. Posteriormente se juntaram a elesTavinho Moura, Flavio Venturini, Beto Guedes, Fernando Brante Toninho Horta. O Clube da Esquina tornou-se sucesso com canções que até hoje são aclamadas como: Para Lennon e McCartney, Trem Azul e Nada Será Como Antes.
As músicas de Milton Nascimento já eram muito respeitadas, mas foi a parceria com a interprete Elis Regina que suas canções ganharam apelo popular. Milton Nascimento se referia a Elis como sua musa inspiradora e para ela compôs várias músicas.
O sucesso de Milton Nascimento ganhou os palcos dos mais de vinte países onde ele sempre cantou canções que evidenciavam a força e a beleza do Brasil. Seu talento não foi apenas reconhecido internacionalmente como lhe rendeu prêmios como o Grammy, conquistado por Milton 4 vezes além de vários outros como as listas Down Beat e Billboard.
Seu canto de menino, criado no interior levou o nome de Minas para muito além de nossas montanhas e rendeu a nosso estado reconhecimento como a cidade de Milton Nascimento. Se você quiser conhecer um pouco mais sobre a obra desse Mestre, acesse agora o site do cantor.
E pra quem quer entender de onde vem toda a inspiração musical de Milton Nascimento, entre em contato conosco e venha fazer um tour pelas belezas de Minas Gerais.
Não deixe de ler também os outros textos da série Mestres de Minas e descubra a história de alguns mineiros ilustres que nos ajudam a contar as histórias de nosso estado para o mundo.
Olá. Adoramos o conteúdo das informações de seu blog.
Att.
Obrigado, esse é nosso objetivo. Levar sempre um bom conteúdo sobre Ouro Preto e as cidades históricas de Minas. 🙂
Legal.