Curiosidades sobre Congonhas
Minas tem seus encantos e Congonhas é um deles. A cidade histórica possui clima ameno e muito agradável, e está situada a 78 quilômetros de Belo Horizonte, a cerca de pouco mais de 1 hora da capital mineira. É uma ótima opção para quem quer dar uma esticada no fim de semana e trazer um misto de conhecimento, religiosidade e cultura na bagagem.
Fundada no século XVIII, Congonhas é atravessada pelo rio Maranhão, que recebe as águas dos córregos Santo Antônio, Goiabeiras e Soledade. É do encontro do rio Maranhão com o córrego Santo Antônio que se tem início o rio Paraopeba, um dos principais afluentes do famoso rio São Francisco, carinhosamente apelidado de Chico.
Nascida Congonhas do Campo, a Lei Estadual nº 336, de 27 de dezembro de 1948, simplificou a denominação do município, reduzindo-o para Congonhas, mas sem consulta prévia à população. Houve, no ano de 2003, a tentativa de retornar ao nome original por meio de plebiscito, mas a denominação singular foi mantida.
Assim, como a vizinha Ouro Preto, é formada por distritos: Congonhas (distrito-sede), Alto Maranhão e Lobo Leite.
Cidade dos Profetas
Impossível falar de Congonhas e não citar as obras barrocas do maior artista do gênero no Brasil: Antônio Francisco Lisboa, o famoso Aleijadinho, que possui expressivo acervo espalhado pela cidade.
Com perfeição, Aleijadinho esculpiu em pedra-sabão as famosas imagens de doze profetas em tamanho real no adro do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, e que anualmente recebe a visita de milhares de turistas do Brasil e de todo o mundo. As imagens de Aleijadinho no Santuário são consideradas como a sua realização máxima.
Há ainda as seis capelas que compõem o Jardim dos Passos em frente à basílica. Elas representam a via Sacra com belíssimas imagens esculpidas, em cedro.
Todo o conjunto de obras de Aleijadinho feito na cidade de Congonhas foi transformado em Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, no ano de 1985. O tombamento permitiu maior capacidade de conservação do acervo para as futuras gerações, garantindo o acesso de mais pessoas à cultura e história da cidade e suas tradições.
Atrações imperdíveis em Congonhas
Para quem nunca foi a Congonhas – ou já esteve somente de passagem – existem atrações e locais impossíveis de não serem contemplados. Senão, pode ter certeza, vai perdurar a dor de ter perdido a viagem. São eles:
• Basílica Santuário do Bom Jesus de Matosinhos
• Romaria
• Igreja de Nossa Senhora da Conceição
• Igreja do Rosário
• Museu da Imagem e Memória
• Parque da Cachoeira
Religiosidade latente
A tradição romeira de Congonhas é forte. A cultura religiosa herdada do passado se faz presente de maneira firme, mantendo a cidade com um grande centro de peregrinação. Todo ano, o município reúne milhares de fiéis em busca de cura das suas aflições.
O Ministério do Turismo estima que sejam, aproximadamente, cinco milhões de peregrinos que visitem Congonhas entre sete e quatorze de setembro, período em que é comemorado o jubileu do Senhor Bom Jesus do Matosinhos.
Mas também a festa da Padroeira, Nossa Senhora da Conceição, em 8 de dezembro faz aglomerar milhares de pessoas, unidas pelo mesmo sentimento e fé.
Festival de Cultura
O Festival de Cultura de Congonhas é realizado anualmente no mês de julho. Durante o evento que consta no calendário oficial da cidade são realizadas oficinas de artesanato, esporte, teatro, arte circense, fotografia, gastronomia, melhor idade, literatura e educação, dança, música e decorações. O apoio à cultura local é um traço forte do Festival: há apresentações de shows com artistas da cidade e convidados, e também vários grupos teatrais.
A ocasião é uma ótima oportunidade para conhecer o artesanato genuíno, saborear a culinária local dos bares e restaurantes e, claro, prestigiar as viradas artísticas e culturais que fazem de Congonhas uma referência cultural na região.
Na última semana de agosto, comemora-se o nascimento do mestre Aleijadinho, e existem muitos eventos culturais imperdíveis. Estudantes de arquitetura de vários lugares se fazem presente.
Pronto! Agora que você ficou a par dessas curiosidades sobre a cidade de Congonhas, não perca mais tempo e acesse o nosso site. Venha e descubra as datas que temos passeios guiados. Aproveite a sua viagem com segurança, conforto e comodidade. Estamos te esperando!