São João Del Rey
Conhecida por sua beleza arquitetônica, São João Del Rey é um dos principais roteiros para quem busca as cidades históricas de Minas Gerais. Localizada a 185 km de Belo Horizonte, o passeio é inspirador e a vista faz valer a pena cada segundo.
Combinada com as ruas de pedra, a tradição barroca transforma a cidade em história viva para quem tem interesse em aprender um pouco sobre o passado do nosso estado e do nosso país. Para ver um pouco de tudo isso, basta andar pelo Centro Histórico, onde casarões e sobrados foram transformados em comércio, mas permanecem com a forma como foram construídos. São mais de 700 imóveis tombados pelo patrimônio histórico em toda a cidade.
A ponte de pedra forma um lindo cenário com os prédios públicos da cidade, quais sejam, a Câmara Municipal e a antiga cadeia, onde atualmente funciona a Prefeitura Municipal.
Uma das mais lindas obras feitas por Aleijadinho se encontra em São João Del Rey. Trata-se da fechada da Igreja de São Francisco de Assis, construída no século XVIII. Com uma beleza de encher os olhos, se percebe porque este é um dos maiores artistas de Minas Gerais de todos os tempos!
Também lindíssima e não menos importante, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário é outra grande atração para quem visita a cidade. Foi a primeira capela pública de São João del Rey. As suas torres precisaram ser reconstruídas por questões de segurança, mas a beleza permaneceu em cada detalhe pós-restauração.
O Museu de Artes Sacras também vale a visita e conta com peças importantes da história do estado de Minas Gerais. Outro ponto charmoso é a Rua das Casas Tortas, onde não há postes e fios, onde se tem a impressão de que as casas avançam até a rua. À noite, a iluminação das casas traz ainda mais beleza ao lugar.
Com fauna e flora de encher as vistas, não poderia deixar de mencionar as lindíssimas cachoeiras como a do Quatorze, a do Cala Boca e a do Bom Despacho. Para quem curte um bom contato com a natureza, não se pode deixar de visitar.
Para gosta de aventura, a Trilha do Lenheiro é uma ótima opção! A trilha oferece a possibilidade de ser feita a pé ou de bicicleta, além de pontos para escalada. Em um caminho em que se podem observar lindas orquídeas, a trilha passa por imensos blocos de pedras que levam, entre outros lugares, ao Morro dos Três Pontões, onde se tem o privilégio de ver pinturas rupestres que datam de mais de 6 mil anos. Apesar de não ser classificado como difícil, o acesso à trilha deve ser realizado sempre com um guia, para maior segurança do turista. Após todo o esforço da subida, a vista é absolutamente estonteante.
Outra opção maravilhosa de se fazer na cidade é o passeio de Maria Fumaça. São 12 km de uma paisagem de tirar o fôlego e o balanço gostoso do “trem” em aproximadamente 40 minutos de entretenimento para visitantes de todas as idades. Já na Estação Ferroviária, o Museu Ferroviário, onde se podem ver vagões, locomotivas e outras composições férreas antigas, é só o início dessa viagem.
Os passeios pela cidade são realizados, em sua maioria, a pé. Por isso, é importante observar a previsão do tempo, sobretudo em períodos de chuvas frequentes, que vão de novembro a fevereiro. Uma dica é aproveitar o feriado da sexta-feira da Paixão, tendo em vista que as comemorações religiosas são tradição na cidade.