contato@turismoouropreto.com (31) 98735.0363

Curiosidades sobre o Caraça

Localizada entre as cidades de Catas Altas e Santa Bárbara, o Caraça é uma parte da Serra do Espinhaço, complexo de montanhas que se estende de Minas Gerais à Bahia.

Seu nome correto é Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens, mas o local é conhecido como “Caraça” devido ao formato de suas montanhas que, ao olhar mais atento, remetem a um rosto, com três pontas que perfazem, respectivamente, um queixo, um nariz e uma testa.

O Santuário do Caraça foi fundado por irmão Lourenço, um português que se instalou ali, onde na época existia apenas um pequeno oratório, para se dedicar à fé. Depois se transformou em uma imensa estrutura de cunho católico que, atualmente, realiza trabalho social junto aos necessitados, bem como hospeda e fomenta ações nas áreas de educação, ecologia e pesquisas científicas em geral.

Por ocasião da morte do irmão Lourenço, o local foi doado à igreja católica com a condição de que ali se construísse um colégio interno, vontade respeitada e ampliada para, além do colégio, abrigar estudos para a formação de padres.

Instalada no circuito Estrada Real, é uma das suas sete maravilhas e é considerada Patrimônio Nacional da UNESCO.

Para quem deseja passear pelo local e conhecer essa bela obra da natureza, vale a pena se hospedar no Caraça e realizar suas caminhadas e trilhas, conhecer o museu, a biblioteca e, além disso, a lindíssima igreja de vitrais coloridos.

Uma das maiores atrações para quem se hospeda no Caraça é a aventura de aguardar a visita do lobo guará. Normalmente ela acontece no entrar da madrugada, mas não há hora certa para ocorrer. O momento de se aguardar o lobo é de grande ansiedade para os hóspedes, que recebem informação e instrução turística enquanto esperam. O ritual para que o lobo apareça é composto pela colocação de bandejas com alimento para atrair o animal e aguardar com ansiedade e o maior silêncio possível.

Para quem curte ecoturismo, o local também é recomendado, tendo em vista que as caminhadas ao ar livre levam a lindíssimas cachoeiras, além de paisagens de tirar o fôlego. Para os mais animados, uma trilha de uma hora com longo trecho de subida leva a uma gruta.

Para falar das trilhas existentes no Caraça, é necessário ter fôlego, pois são numerosas. Para caminhadas em grupo, com menor grau de dificuldade, estão entre as mais indicadas: Cascatinha, Tanque Grande, Capelinha e Banho do Imperador, dentre outras. Para os mais experientes, as trilhas mais indicadas são as que levam ao Pico da Carapuça, ao Pico do Sol e ao Pico da Canjerana, entre outras. Vale ressaltar que, para que haja segurança na realização dessas últimas trilhas mencionadas, é exigido acompanhamento de guia local.

Dentro do Santuário do Caraça estão diversas as áreas protegidas. Seja pela questão histórica, cultural ou ambiental, toda a região é extremamente preservada, cuidada e fiscalizada para que não se perca nem seja destruída pelas mãos humanas.

Em 1797 o Caraça recebeu o corpo de São Pio Mártir, primeiro corpo de santo a chegar ao Brasil. O corpo se encontra no altar da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens e atrai o turismo voltado à espiritualidade e à peregrinação.

Para quem se hospeda no Santuário, os quartos são simples, com estrutura de construções antigas. Um delicioso café da manhã tipicamente mineiro é servido. Quem visita o Caraça sequer uma vez não se esquece jamais da fartura desse café da manhã! O restaurante também não deixa a desejar: com comida simples e gostosa, atrai também pela cortesia dos funcionários. Tanto o café da manhã quanto o almoço são servidos no refeitório.

Venha conhecer essa maravilha! Bem estar, contato com a natureza e culinária deliciosa são apenas alguns dos atrativos do Caraça.

Fale com nossos representantes e agende já a sua estadia!

Sobre o autor

Deixe uma resposta

*