Cachoeiras do Cabral
Localizadas no distrito de Acuruí, distrito de Itabirito, a aproximadamente 82km de Belo Horizonte, as Cachoeiras do Cabral são um verdadeiro convite a quem curte o contato direto com a natureza, com uma pitada de aventura típica dos caminhos com trilhas que levam às três quedas d´água disponíveis para visitação.
A Cachoeira da Carranca, que assim foi batizada por ser uma queda d´água em cima de uma pedra com o formato de carranca, tem aproximadamente 8m de altura e pouco volume de água. Ladeadas por várias espécies de plantas com flores, as águas em seu entorno são frias e rasas.
A Cachoeira do Cruzado possui 20m de altura e suas quedas lembram o formato de um véu de noiva. Em seu entorno, as águas têm profundidade mediana, entre 1 e 3 m.
A Cachoeira do Cascalho tem suas quedas livres. Elas caem em pedras com formato de meia lua. Sua altura é em torno de 10m e as 3 quedas que a compõem formam um pequeno lago de águas rasas e frias, além de uma piscina natural com fundo de cascalho. Em alguns pontos da trilha se encontram muros construídos pelos escravos.
No município de Itabirito há hotéis e pousadas para os turistas que desejarem pernoitar. Para os mais aventureiros, próximo às cachoeiras há áreas de camping sem estrutura completa para receber visitantes.
Como em todo passeio desse tipo, é aconselhável utilizar roupas e calçados adequados à trilha, bem como óculos escuros e boné. Recomenda-se levar uma mochila com roupas extras, roupas de banho, água e alimentos leves. Nunca é demais se lembrar da necessidade da utilização filtro solar e repelente.
Câmera fotográfica é outro item indispensável, pois o visual é um dos mais belos do ecoturismo nacional.
O período de chuvas deve ser evitado, como em todo passeio que contém trilhas. Os meses de dezembro e janeiro são os mais chuvosos na região. Também é interessante evitar os meses de junho e julho para a visitação às cachoeiras, tendo em vista a enorme queda de temperatura típica dessa época. Nos demais períodos, o tempo tende a ser estável, mas é sempre bom consultar a previsão do tempo para não ter as expectativas frustradas nesse lindo passeio.
O pequeno distrito de Acuruí tem uma loja de artesanatos que fica aberta aos finais de semana e feriados. Os visitantes também podem aproveitar para conhecer a Igreja de Nossa Senhora de Conceição.
Cidade onde nasceu Telê Santana, Itabirito é um município com outros atrativos turísticos interessantes. Por compor a Estrada Real, atrai visitantes de todo o estado. Suas cachaçarias também são pontos bem curiosos a serem conhecidos. Patrimônio cultural da cidade, o pastel de angu é o principal atrativo gastronômico. É possível encontrar a iguaria com diversos recheios.