contato@turismoouropreto.com (31) 98735.0363

A história da Gruta de Maquiné

A Gruta de Maquiné é conhecida em todo o mundo como o berço da paleontologia em nosso país. Seu nome se deve ao seu descobridor, Joaquim Maria Maquiné. Encontrada em 1825, a gruta passou a ser estudada em 1834 por Peter Lund. Não há como falar da Gruta de Maquiné sem falar em Peter Lund, um cientista da Dinamarca que iniciou nela estudos paleontológicos importantíssimos para a história mundial. Neles, ficou demonstrado que a gruta foi utilizada pelo homem na pré-história.

Peter Lund se formou em Medicina e Letras com especialização em Zoologia e Botânica, em 1824 e atuou como Botânico no Brasil até o ano de 1829. Em 1845, Peter Lund terminou as escavações na Gruta de Maquiné e encaminhou mais de 12 mil fósseis à sua terra natal, Dinamarca. Atualmente, tais fósseis estão na capital Copenhague. Lund viveu e trabalhou no Brasil até os 78 anos, quando faleceu, em 1880, na cidade de Lagoa Santa/MG.

Através das pinturas rupestres presentes na Gruta de Maquiné, bem como dos fósseis encontrados, comprovou-se a sua utilização na pré-história, sobretudo como abrigo. Peter Lund não explorou apenas essa Gruta, mas também a da Lapinha, que também se localiza em Minas Gerais, e outros campos arqueológicos.

Famosa mundialmente, a Gruta de Maquiné foi aberta à visitação em 1908 e recebia muitos estudantes à procura de conhecimento. A partir de 1967 começou a ser vista como uma possibilidade de exploração turística voltada para pessoas de todos os lugares, não mais apenas para estudiosos.

Foi neste ano que a Gruta de Maquiné recebeu os primeiros investimentos governamentais para que fosse implantada a estrutura adequada aos visitantes que continuaram vindo dos outros estados do país e de todo o mundo. É importante frisar que esta foi a primeira gruta no Brasil a se estruturar para a exploração turística.

Com lindíssimos salões de observação a olho nu, a dificuldade de se enxergarem as diferenças entre os minerais presentes na Gruta vinha da pouca iluminação comum nestes ambientes. Por isso, a Cemig instalou em 1999, um sistema de iluminação que garante não apenas a visualização do local, mas também mais segurança a quem visita a gruta.

O Monumento Natural de Peter Lund foi criado em 2005, com o objetivo de conservação do sítio arqueológico da Gruta de Maquiné, bem como o de fomentar a preservação da fauna e flora locais.

Em 2009, a gruta passou por reformas que melhoraram ainda mais a sua infraestrutura, que hoje conta com um pequeno centro de informações, estacionamento, restaurantes e toaletes em seu entorno e atualmente recebe quase 50 mil turistas por ano.

No entorno da gruta há um museu interativo, onde é possível conhecer um pouco da sua história e também a de Peter Lund, bem como um pouco da fauna e da flora por ele estudada.

Na gruta, há o total de 7 grandes salões chamados: Salão do Vestíbulo, o Salão das Colunas, do Trono, do Carneiro, dos Lagos, das Fadas e do Dr. Lund. As formações calcárias são lindíssimas! Seja em forma de cortinas, estalactites, estalagmites, em formatos que lembram animais e objetos, o interior é de encher os olhos e desperta a imaginação de quem visita.

A Gruta de Maquiné se localiza na cidade de Cordisburgo, a aproximadamente 118 km da capital do estado, Belo Horizonte. Cordisburgo é muito famosa por ser a terra de Guimarães Rosa, um dos maiores nomes da literatura brasileira. Na cidade, é possível visitar a casa onde o escritor nasceu e morou. Ela foi transformada em um museu e se encontra aberta para o turismo.

A visita ao Museu Casa Guimarães Rosa é guiada por voluntários de projetos sociais que residem na cidade. Eles contam a história e a vida desse grande escritor e de sua família, falam de suas obras e, algumas vezes, chegam a representar trechos de algumas delas.

É possível visitar a Gruta de Maquiné pela manhã, almoçar em seu entorno e ir até o Museu Guimarães Rosa à tarde, com o fechamento do passeio em apenas um dia. Outras atrações também fazem parte do roteiro da região e são belíssimas, como é o caso da Casa Elefante e da Igreja Matriz Santuário do Sagrado Coração de Jesus.

Fale com nossos representantes e agende já a sua estadia!

Sobre o autor

Deixe uma resposta

*